quinta-feira, 16 de julho de 2009

PROJETO:A CULTURA "SEM COR" OU "A COR DA CULTURA?"


JUSTIFICATIVA
A Lei criada no dia 09 de janeiro de 2003 de número 10.639, instituiu o dia da morte de Zumbi dos Palmares (20/11/1695), como o dia da CONSCIÊNCIA NEGRA, então para comemorar esta data, resolve dedicar o mês de novembro para debater e refletir sobre as diferenças étnico-raciais e a importância de cada um no processo de construção de nossos lócus, comunidade e nação.
Como é sabido por todos, a discriminação étnica, sexual e racial, assim como o preconceito, está presente em todas as sociedades. Devido a estes fatores, faz necessário a prática constante de ações afirmativas para diminuir a violência e aumentar a conscientização de valorização dos seres humanos, possibilitando a destruição dessas barreiras ao mesmo tempo visíveis e invisíveis, para proporcionar paz e harmonia para a humanidade.
OBJETIVOS
- Promover a interação entre escola e comunidade, em benefício da humanidade;
- Comemorar o dia da consciência negra;
- Promoção de debates, apresentações, exposições culturais, como forma de respeitar e valorizar a cultura afro;
- Identificar e relacionar as diferentes contribuições culturais da etnia negra;
- Expor, que apesar das várias ações afirmativas, aida é presente e forte o preconceito contra as minorias.
METODOLOGIA
Práticas de diferentes atividades na escola pelos professores, alunos e coordenadores.
Execução do projeto
AVALIAÇÃO
Será realizado no processo, considerando os critérios
. Avaliativos das produções realizadas durante a execução do projeto;
.Desempenho dos alunos na execução do projeto;
.Recursos utilizados;
.Relação do tema com a mudança de comportamento dos alunos.

Um comentário:

  1. Olá professora Núbia, muito boa a idéia de um projeto que venha conscientizar os alunos quanto a importância do respeito e valorização da diversidade étnica. Uma boa estratégia para enquecimento desse trabalho seria a utilização do DVD da TV escola que trata dessa questão. Abraços Derenice

    ResponderExcluir